24 de março de 2017

Semana em Comemoração do Dia Mundial da Água

A Escola Municipal de Timóteo trabalhou durante toda a semana com atividades voltadas para o Dia Mundial da Água. Os objetivos do trabalho foram: valorizar a água como fonte de vida; conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida; compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente; valorizar a preservação da água, como bem precioso da natureza; valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente; compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde; reconhecer a importância da água  para a vida e para a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das sociedades; desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta não só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.

Os alunos do turno matutino fizeram um trabalho de campo coordenado pelo professor de Ciências, João Henrique, no córrego do bairro Alvorada e em uma nascente do bairro Bromélias, chamada de Biquinha. Nos locais, eles puderam observar a poluição do córrego, da nascente e  do entorno.

Os alunos do turno vespertino fizeram um trabalho de campo no Centro de Educação Ambiental - Oikós, com parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental e Rede de Educação Ambiental Verde Vida “Circuito da Água”.  Eles foram coordenados pela professora de Ciências, Rejeane Aline. Participaram de atividades que incluem oficinas, vídeos interativos, visita à maquete de uma bacia hidrográfica, trilha interpretativa, exposição de desenhos, entre outros.
Todos os professores trabalharam com o tema e, coordenados pelos professores de Língua Portuguesa, os alunos elaboraram cartazes e panfletos ecológicos para distribuírem na comunidade.

O encerramento foi  com a apresentação de um Café Cinematográfico do curso de  Jornalismo e do curso de Publicidade e Propaganda, ambos do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), com o professor Rodrigo Cristiano Alves, coordenador do projeto.

Após o debate do vídeo Rango (Matutino) e Ilha das Flores (Vespertino), os alunos, professores e equipe da escola fizeram uma passeata para maior sensibilização da comunidade, entregando panfletos e conversando com os moradores.
Mais fotos: ⇒ https://goo.gl/photos/awpRZFwaA13qYKxz6
















Nenhum comentário:

Postar um comentário