17 de março de 2014

Aula de Ciências- Pega pega da Cadeia Alimentar


Os alunos de Ciências do 6º ano do turno vespertino aprenderam um pouco mais sobre Cadeia  Alimentar.  
O professor de Ciências, João Henrique, utilizou em suas aulas uma dinâmica.Ele usou cartelas com o nome das espécias.
Inicialmente, cada aluno sorteou e se identificou como uma espécie.
Uma parte dos alunos foram produtores primários (PP), outros,  consumidores primários (CP) e os restantes,  predadores (Pr).
Os CP procuraram pegar os PP (se alimentando deles) e se esconderam dos Pr, enquanto estes procuraram se alimentar dos CP. Caso um PP fosse pego por um CP,  o PP assentaria e esperaria o fim da rodada, Se o CP fosse pego pelo Pr, também assentaria e esperaria pelo fim da rodada. Para se defender de um ataque de um Pr,  o CP se agachava (escondendo do predador). No fim da rodada, os alunos PP pegos se transformaram em novos CP (ganhadores em população, devido à alimentação) os CP se tornaram Pr (idem ao grupo anterior) e, caso um Pr  e um CP não tivesse se alimentado, estes morreriam e se tornariam nutrientes para os PP. 
No final dessa  aula,  o professor fixou os conteúdos com uma atividade escrita sobre a interação dos organismos.
O aluno Hiago de Lima (6º03) falou que a aula foi muito legal. “A gente aprendeu como é a vida dos animais e o que eles fazem para sobreviverem”, completou . 
Segundo o professor,  é necessário que o aluno compreenda alguns conceitos relativos à cadeias alimentares,  porque é um dos principais objetivos do ensino em Ciências.
Conhecendo bem esse assunto, ele é capaz de perceber que todos os seres são necessários para a composição do ambiente, desempenhando relações complexas e interligadas.
Assim, permite também ao aluno que ele  perceba  suas atitudes têm capacidade de comprometer todo um sistema, sendo por isso também responsável pela manutenção do planeta. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário