Os alunos
de Ciências do 6º ano do turno vespertino aprenderam um pouco mais
sobre Cadeia Alimentar.
O professor de Ciências, João Henrique, utilizou em suas aulas uma dinâmica.Ele usou cartelas com o nome das espécias.
O professor de Ciências, João Henrique, utilizou em suas aulas uma dinâmica.Ele usou cartelas com o nome das espécias.
Inicialmente,
cada aluno sorteou e se identificou como uma espécie.
Uma parte dos
alunos foram produtores primários (PP), outros, consumidores
primários (CP) e os restantes, predadores (Pr).
Os CP procuraram pegar os PP (se
alimentando deles) e se esconderam dos Pr, enquanto estes procuraram se
alimentar dos CP. Caso um PP fosse pego por um CP, o PP assentaria e esperaria
o fim da rodada, Se o CP fosse pego pelo Pr, também assentaria e esperaria pelo
fim da rodada. Para se defender de um ataque de um Pr, o CP se agachava
(escondendo do predador). No fim da rodada, os alunos PP pegos se
transformaram em novos CP (ganhadores em população, devido à alimentação)
os CP se tornaram Pr (idem ao grupo anterior) e, caso um Pr e um CP não
tivesse se alimentado, estes morreriam e se tornariam nutrientes para os PP.
No final dessa aula, o professor fixou os conteúdos com uma atividade escrita sobre a interação dos organismos.
No final dessa aula, o professor fixou os conteúdos com uma atividade escrita sobre a interação dos organismos.
O aluno Hiago de Lima (6º03) falou
que a aula foi muito legal. “A gente aprendeu como é a vida dos
animais e o que eles fazem para sobreviverem”, completou .
Segundo o
professor, é necessário que o aluno compreenda alguns conceitos
relativos à cadeias alimentares, porque é um dos principais objetivos
do ensino em Ciências.
Conhecendo bem esse assunto, ele é
capaz de perceber que todos os seres são necessários para a composição do
ambiente, desempenhando relações complexas e interligadas.
Assim,
permite também ao aluno que ele perceba suas atitudes têm capacidade
de comprometer todo um sistema, sendo por isso também responsável
pela manutenção do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário